segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade 2.7-Plano de Aula de Geografia

ESCOLA- E.M.CINCINATO JARDIM DO VALE
COMPONENTE CURRICULAR- GEOGRAFIA
NÍVEL DE ENSINO- 7ºANO
PROFESSORA- NEUSA REIS
TEMA - INDÚSTRIA
CONTEÚDO- INDÚSTRIA NO BRASIL
Nº DE AULAS- 6

OBJETIVOS
Levar o aluno a copreender:
- os tipos de indústrias e sua classificação:
-os fatores que são insdispensáveis para a instalação de uma indústria.
Identificar a localização dos principais polos industriais no Brasil
-Relacionar as informações obtidas com a presença do Distrito Industrial em Gravataí e a poluição ambiental.

ESTRATÉGIAS

1ª Aula
- Partindo da análise de imagens observando fotos e ou embalagens de diferentes produtos de consumo da população (alimentos, vestuário-bebidas-eletrodomésticos-ect.), perguntar aos alunos sobre a origem dos referidos produtos, registrando, no caderno, a cidade, o estado onde localiza-se a indústria de produção dos mesmos.

- Pedir aos alunos que relatem o que sabem sobre as matérias-primas necessárias para a produção dos referidos produtos.

- Durante o diálogo com os alunos, irão surgir uma série de palavras chaves
relacionadas com o tema,as quais deverão ser registradas pois irão auxiliar nos conceitos sobre a unidade em estudo.

- Questionar os alunos, sobre onde irão se alojar os detritos que surgem durante a industrialização dos produtos nas fábricas. Debater sobre a questão ambiental no desenvolvimento industrial.

- Palavras chaves que deverão ser pesquisadas seu significado, utilizando oas ferramentas da inernete:
industriaçlização;indústria;produção;consumo;bens de produção; tecnologia;emprego;mão-de-obra; parque industrial;privatização;estatal;poloi industrial;bens intermediários;bens de consumo.

2ª Aula

- A turma será levada ao laboratório de informática para que em grupos desenvolvam consultas utilizando a Internet,nos sites indicados pela professora, para contextualizar, através de suas observações de imagens e leituras de mapas, texos e hipertextos as explicações sobre as palavras chaves registradas,no caderno, na aula anterior.

- A professora irá orientar os alunos, quando da leitura no hiperttexto, ao
navegar nos links existentes no site da wikipédia.

- O aluno irá anotar suas novas descobertas de informações, para um futuro debate em sala de aula.

3ª Aula

-Em sala de vídeo- uso do Not Book e Data Show
A professora irá apresentar imagens de diferentes tipos de indústrias, ocasião em que os alunos irão identificá-las quanto ao tipo de indústria em relação aos bens de produção.
- Indústria de base;
-Indústria de produtos intermediários;
-Indústria de bens de consumo.

-observar o mapa do Brasil indicando a distribuição industrial no país,
analisando a concentração industrial nas regiões Sul e Sudeste,questionando as causas dessa concentração, nessas duas regiões.

4ª Aula
-Após a sessão de diálogo e debates sobre as descobertas realizadas na aula anterior, os alunos farão algumas reflexões com a seguinte orientação;

Qual a compreensão que o aluno tem sobre:
-Industrialização e seu processo?
-o que é necessário para ser instalada uma indústria?

Qual a opinião do aluno sobre a realidade brasileira em relação às indústrias e seus parques industriais, quanto a sua localização no país.

ATIVIDADE

Avaliação
- realizar uma pequena pesquisa, em grupo, sobre as indústrias em Gravataí, seguindo o seguinte roterio;
Em grupo, escolham um estabelecimento industrial de Gravataí. Pesquisem as características dessa indústria( tipo, classificação quanto ao bem produzido)
- Há distrito industrial na região? Onde se localiza? Nome das indústrias localizadas no distrito industrial?
A indústria utiliza muita mão-de-obra, tecnologia?
Quem são os compradores dos produtos dessa indústria? É o mescado local? É outras indústrias? É para exportação?
-Qual a importância dessa indústria para o seu município em relação a empregos e impostos?
- A indústria produz resíduos poluentes?Onde e como eles são liberados?

- 5ª e 6ª aulas

Os alunos apresentaram os resultados de suas pesquisas, utilizando as ferramentas das tecnologias da informática, utilizando os recurso que a escola oferece- Laboratório de informática e sala de vídeo, utilizando Data Show.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Participação

- Contribui com idéias úteis;
- Participou da discussão com interesse
- Contribuiu consideravelmene com o grupo

Conteúdo
- Abordagem temática foi apresentada com resultados relevanes.

Qualidade do Trabalho
-Bem acabado e criativo na apresentação


RECURSOS

- Fotos-recortes de revistas- embalagens
- Laboratório de Informática
- Livro texto didático
- Data Show na sala de vídeo
-Câmara digital para realização dos trabalhos.

SITES INDICADOS

www.alunosonline.com.br/geografia/tipos-de-industrias
www.wikipédia.org/wiki/industria
www.lago.com.br/acervo/atlas
www.wikipedia.org.wiki/geografia
Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário